quarta-feira, 10 de março de 2010

Afoxé Para a Guerra Em Paz (ou Invocação à Rainha das Terras)



Yemanjá é a rainha do mar
Mas a rainha da terra
Ainda hei de encontrar

Mesmo que o céu conspire contra nós
Ainda assim serás novidade atroz

Yemanjá
Me conte os seus medos
Que assim
Contarei os meus desejos

(Zadi)
Eu vejo Güma
Rezar num tabuleiro de damas
E o luar
Enfeitando a sua sombra

(Güma)
Eu vejo Zadi
Com o seu olhar maciço
Sendo mais santo
Que o meu padim ciço

Num tabuleiro
Um rei e outro se provocam
Sem saber
Que companheiros não se invocam

Num tabuleiro
Dois reis passam do ponto
Sem saber
Que a solidão rege seu encontro

Onde será que a rainha está?
Será que está na terra?
Será que está no mar?

Onde será que a rainha está?
Será que ela é uma fera?
Ou a mais bela das belas será?

Será a guerra o que estou a procurar?
Amo a rainha da guerra
Sem saber se a paz ela trará!

(João Paulo Güma & Léo Zadi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário