sábado, 11 de dezembro de 2010

Vai Dar Inter!


Não vou me prolongar muito, prometo! O fato é que, no Mundial de Clubes da Fifa, a configuração está extremamente favorável ao encontro da Internazionale e do Internacional. Meu palpite, eu falo agora mesmo, sem medo de que vocês percam o interesse pelo resto do texto: vai dar Inter... o da Itália!

Antes de qualquer coisa, tenho algo a dizer para aqueles que defendem o Mundial de Clubes com o confronto, único, entre Europeus e Sul-Americanos. Se, para esses críticos, o nível técnico das equipes campeãs dos demais continentes não se compara com os campeões da Europa e da América do Sul, então eles deveriam pregar o fim do Mundial em si. Explico, fazendo uso de uma lógica que esteve à tona já no torneio desse ano. A probabilidade do Mazembe vencer o Pachuca era a mesma (digo mais, menor) do que o Pachuca vencer o Internacional, que, por sua vez, é igual às chances do Internacional vencer a Internazionale. Digo mais, a probabilidade do Internacional vencer a Inter de Milão é maior do que era a de vencer o Poderoso Barcelona, com todos os jogadores nas pontas dos cascos!

Se não fui claro, estamos falando de futebol, o esporte do imponderável! O Mazembe fez o que parecia impossível, vencer o bom (mas que jogou horrivelmente) time do pachuca e pode, sim, vencer o Internacional e fazer a final com, quem sabe, o Seongnam. O futebol abre espaço para tudo isso, portanto, se é pra deixar apenas os dois mais importantes continentes no Mundial, façamos, então, da Supertaça Européia, o Mundial Interclubes! Ou nem isso, quem ganhar a Champions League será campeão Europeu e Mundial ao mesmo tempo.

Mas voltando ao ponto inicial, os confrontos das semifinais (Internazionale x Seongnam & Internacional x Mazembe) tem favoritos claros, explícitos. A Inter enfrentará uma equipe batalhadora que tem em Molina (ex-Santos), seu maestro e na obediência tática a esperança de conseguir um milagre. O Inter vai encontrar pela frente uma zebra da competição, inspirada, veloz, mas que não possui um bom toque de bola. Além disso, o Mazembre teve um jogo duríssimo contra o Pachuca e vai entrar desgastado. Caso a equipe fosse cadenciadora de jogo, esse argumento não seria válido, mas eles são uma equipe de força e velocidade, a parte física é 80% ou 90% do jogo deles, no segundo tempo deverão abrir o bico. Deverá dar Inter!

O confronto provável entre a Inter e o Inter tem um claro favorito: time milanês! Jogador por jogador, a Inter tem algumas das maiores estrelas do mundo. Mesmo com os desfalques, ainda é um time muito superior à equipe brasileira. O momento dos Nerazzuri é, sem dúvida, complicado, mas nada como um título importante para servir como estímulo para uma reviravolta. O Internacional tem muitas chances, não só a porcentagem que o imponderável dá a qualquer equipe de futebol, mas chances reais, desde que, desculpem o clichê, defenda como time pequeno e ataque como um time grande. Por mais que eu considere Celso Roth um treinador fraco e arrogante, creio que o Inter pode, sim, conquistar o seu bi (sem referência aos gaúchos, por favor) mundial. Mas, como já disse, a Internazionale será a campeã mundial de 2010!

Mas futebol é futebol...

Nenhum comentário:

Postar um comentário