terça-feira, 16 de novembro de 2010

Arte & Isolamento


Tenho a impressão, desde os tempos de início de composições, em meados de 1995, que o artista produz sua arte muito mais para se esconder do que para se revelar. Quando digo se esconder, falo no sentido metafísico. É possível esconder-se e aparecer ao mesmo tempo. Conheço artistas que são assim, que circulam com a sua pretensa arte, na expressa intenção de aparecer, mostrar-se ao público, não como ele é, mas como ele quer ser visto. Isso, a arte tem funcionalidade para muitos para realizar esse sonho humano, transparecer aquilo que ele quer que seja visto como verdade.

Não julgo os que assim fazem como artistas maiores ou menores, o que importa é o produto final, dane-se o artista em si, ele é um mero instrumento, sua arte é o que importa. O que quero observar aqui é o fato de que existe o artista que utiliza a própria arte nem para se esconder, muito menos para aparecer, mas para se encontrar.

Não me sinto tão fora desse “clube”. Na época em que iniciei o meu primeiro (e, até agora, único) romance, “Amor de Mordaça”, percebi em mim uma elevação do meu conhecimento em relação ao outro e em relação a mim mesmo. Mas há uma questão nisso tudo que é de suma importância. Não há como se fazer a “arte do conhecer-se” sem o isolamento, sem o olhar no espelho e perguntar-se quem é você e o que você veio fazer aqui neste plano. Fazer essa pergunta e não ouvir uma resposta alheia é o início do processo, fabricar-se (ou reciclar-se) em ser e em arte é o próximo passo. O restante do processo é conseqüência.

O resultado disso tudo pode ser desastroso ou salvador, no meu caso experimentei as duas facetas do processo, primeiro a euforia da obra pronta, depois a depressão por coisas mal resolvidas dentro desse mesmo processo. Por etapas que não admitiram-se queimadas impunemente. Mas arte não é o grau mais alto da capacidade humana por um mero acaso. O “fazer arte” é algo que transcende as intenções, as ações e as reações. É a benção primordial.

Artistas, Isolai-vos e recriai-vos!!!

Um comentário: